quarta-feira, 4 de abril de 2018

19ª Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa - 16 de junho

A Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa irá novamente colorir as ruas de Lisboa no dia 16 junho de 2018, a partir das 17h. Na sua 19ª edição, a MOL , abraça a inclusão e a representatividade das pessoas intersexo , pelo que o evento passa a chamar-se Marcha do Orgulho LGBTI+. Tal como nos anos anteriores, será organizada por um conjunto de associações, núcleos estudantis e coletivos informais, que convida Lisboa a marchar, do Príncipe Real à Ribeira das Naus.

No ano de 2018, é seguro dizer que muitos foram os direitos conquistados pela comunidade. Porém, não devemos cair no erro de pensar que "todo o trabalho já está feito". A MOL 2018 tem como objetivo principal relembrar os decisores políticos, a sociedade civil e a opinião pública que há muitas questões ainda por resolver. Nomeadamente, no acesso à saúde, na proteção contra discriminações, na autodeterminação das identidades de género e na solidariedade internacional para com a comunidade LGBTI+ em todo o mundo.
A comissão organizadora da MOL pretende sensibilizar Lisboa e o país para o facto de ainda se verificar muito por fazer no que toca à saúde sexual das pessoas trans e intersexo no âmbito do Serviço Nacional de Saúde. Para além disso, é evidente a persistência de uma discriminação estrutural à comunidade LGBTI+, pelo SNS e outros serviços públicos. Verifica-se uma total e transversal ausência de cuidados de saúde específicos que reflitam a realidade, as vivências e as necessidades de saúde da população lgbti+. Assim sendo, a MOL 2018 não deixará esquecidas as pessoas que não puderam dar sangue por serem LGBTI+. Pretende ainda sensibilizar os decisores políticos para a necessidade de atribuir integralmente a autodeterminação da identidade de género a todas as pessoas, emancipando-as da decisão arbitrária de médicos. Por fim, pretende também demonstrar a sua solidariedade com as vítimas de ataques à comunidade LGBTI+ que se têm vindo a agravar um pouco por todo o mundo durante o último ano.

A 16 de junho, todas as pessoas estão convidadas a ocupar as ruas de Lisboa. A MOL será não só um evento de celebração das conquistas alcançadas mas também de alerta para aquelas que ainda precisam de ser. Lisboa está convidada para um dia cheio de luta, festa e ação!

Sem comentários:

Enviar um comentário